Curta a página do Projeto

Tratamento Restaurador Atraumático. Como o próprio nome diz: SEM TRAUMA. Nem odontológico nem psicológico!

Novo artigo para Download

Confira o Artigo de revisão sistemática o selante ART com o diamino fluoreto de prata...

CIORJ 2013

Resumo da aula ministrada pelo Professor Antonio Monnerat no CIORJ 2013...

Restauração: Inserção e Acabamento

Vídeo demonstrando o TRA em manequim...

Remoção Seletiva de Cárie

Vídeo sobre Remoção Seletiva de Cárie, aproveite e deixe seu comentário...

Tratamento Restaurador Atraumático (TRA)

      Resende e seus municípios vizinhos, com uma população aproximada de 200.000 habitantes vive um momento de crescimento populacional e econômico único em sua história. Há aproximadamente 12 anos fábricas automotivas lá se instalaram e com elas outras vieram para suportá-las, além de empresas de serviços e construção civil.

     A região que já abrigava diversas indústrias químicas, uma multinacional de papel e outra de pneus, teve em 2007 a instalação de uma Siderúrgica, com a criação de 3000 empregos diretos.

    Desta forma, Resende vem, há anos, sofrendo com o crescimento populacional em seu entorno, onde comunidades ainda totalmente desassistidas se instalam e crescem.


    Neste contexto, alguns bairros de Resende e de municípios vizinhos como Itatiaia  carecem de postos de saúde que seriam capazes de receber essa população, que quando pode, viaja a pé por mais de uma hora para ter atendimento em ambientes de saúde já lotados em comunidades vizinhas. Une-se a isto o fato de que os alunos da faculdade de odontologia não têm oportunidade de vivenciar na cidade do Rio de Janeiro, atendimento em comunidades rurais, carentes de recursos em um raio de até 10 kms.



   A rede escolar municipal de Resende não dispõe de dentistas na maioria das escolas. Sendo assim, as crianças dependem dos atendimentos em unidades de saúde para prevenção e tratamento das doenças bucais. Os professores da rede escolar, devido a sua capacidade pedagógica transformam-se em multiplicadores do conhecimento sobre saúde bucal, além de auxiliarem na escovação dental supervisionada, a partir de uma capacitação técnica em saúde oral.

      Como relevância social, destaca-se o atendimento a uma população desassistida oriunda de comunidades urbanas, rurais e escolares. A utilização de professores do ensino fundamental para monitorar técnicas de higienização dental promoverá uma ação não somente multidisciplinar como também de sustentabilidade, pois reduz a necessidade da presença constante do cirurgião-dentista na escola.

     Como relevância científica, o projeto comprova que profissionais da área de educação podem em inteligente parceria com os projetos de educação em saúde, através de ações preventivas, contribuir para a redução dos índices de cárie e doença periodontal nos escolares.

     A ação odontológica preventiva e simplificada associada à Técnica Restauradora Atraumática (TRA) produz resultados positivos nos índices de saúde bucal, mesmo em ambientes que não possuem tecnologia e equipamentos odontológicos. Como relevância técnica, os resultados positivos obtidos através da técnica TRA e o treinamento de professores da rede escolar, permite o ensino destas técnicas nos cursos de graduação de Odontologia.

0 comentários:

Postar um comentário