Curta a página do Projeto

Tratamento Restaurador Atraumático. Como o próprio nome diz: SEM TRAUMA. Nem odontológico nem psicológico!

Novo artigo para Download

Confira o Artigo de revisão sistemática o selante ART com o diamino fluoreto de prata...

CIORJ 2013

Resumo da aula ministrada pelo Professor Antonio Monnerat no CIORJ 2013...

Restauração: Inserção e Acabamento

Vídeo demonstrando o TRA em manequim...

Remoção Seletiva de Cárie

Vídeo sobre Remoção Seletiva de Cárie, aproveite e deixe seu comentário...

Avaliação longitudinal de nova técnica de inserção do CIV utilizando 2 consistências. (Artigo 2)

Título: Survival Rate of Atraumatic Treatment (ART) Restorations Using a Glass Ionomer Bilayer Technique with a Nanofilled Coating: A Bi-center Randomized Clinical Trial
Autores: Hesse D, et al.
Revista: Pediatric Dentistry, 2016 v. 28| no. 1
Os autores avaliaram a técnica da camada dupla (Bilayer Technique) que utilizxa um CIV mais fluido imediatamente antes (abaixo) do CIV de alta viscosidade comparando esta técnica já descrita por estes autores em 2 artigos anteriores com o TRA convencional. Além disso, compararam a eficácia de 2 materiais de cobertura, a vaselina e G-Coat Plus (GC) para proteção do CIV nas 1as horas. Os estudos foram feitos em duas cidades com diferentes características sócio econômicas e climáticas, Barueri, SP e Recife, PE.  Os autores concluíram que o uso de uma camada mais fluida de CIV (o mesmo CIV de alta viscosidade com uma gota a mais no proporcionamento) sob uma simultânea camada de CIV de alta viscosidade melhora significativamente a longevidade do TRA após 24 meses, em restaurações proximais de molares decíduos em crianças. Também foi concluído que não houve vantagem do material de cobertura, G-Coat Plus, aplicado sobre a restauração quando comparado a uma cobertura de vaselina convencional. Por fim, houve grande diferença na taxa de sobrevivência das restaurações realizadas nas duas cidades. Segundo hipóteses dos autores, devido as diferenças climáticas, diferenças sócio econômicas e no rigor sobre a alimentação pós restauração (Recife vs. Barueri), as restaurações na cidade paulista obtiveram maior longevidade.

O trabalho é de grande importância devido seus ótimos resultados. Nossa equipe pretende em breve iniciar a utilização desta técnica em cavidades com 2 ou mais faces envolvidas.
Parabéns aos autores pelo excelente trabalho!

0 comentários:

Postar um comentário