Curta a página do Projeto

Tratamento Restaurador Atraumático. Como o próprio nome diz: SEM TRAUMA. Nem odontológico nem psicológico!

Novo artigo para Download

Confira o Artigo de revisão sistemática o selante ART com o diamino fluoreto de prata...

CIORJ 2013

Resumo da aula ministrada pelo Professor Antonio Monnerat no CIORJ 2013...

Restauração: Inserção e Acabamento

Vídeo demonstrando o TRA em manequim...

Remoção Seletiva de Cárie

Vídeo sobre Remoção Seletiva de Cárie, aproveite e deixe seu comentário...

Impacto no Ensino


Devido à possibilidade dos alunos participantes do projeto vivenciar, em diferentes comunidades, uma odontologia onde a tecnologia é secundária à presença educadora do dentista e, mais ainda, devido à possibilidade dos alunos atuarem dentro de uma técnica preconizada pela OMS, sem equipamentos odontológicos, o impacto para a formação profissional (técnico-científica) é elevado. Cabe destacar que a atuação do dentista como integrante do Programa de Saúde da Família (PSF) vislumbra justamente um profissional com tais requisitos.

A atuação multidisciplinar realizada na maternidade APMIR permite ao aluno  participante do projeto entender a importância do ser humano como um todo e a localizar a odontologia no contexto geral de saúde.

Quanto à formação pessoal e social, os alunos têm oportunidade de um importante aprendizado visto que o projeto contempla distintas comunidades e ambientes: uma creche que atende, além de crianças carentes, crianças sob a guarda do conselho tutelar do município; uma comunidade é atendida dentro de um centro espírita; outra comunidade é totalmente rural, com acesso via canoas, são lavradores que participam do movimento sem terra. Tal diversidade impõe ao participante do projeto uma visão democrática, onde sua presença pressupõe educação e intervenção para saúde, independente de crenças ou ideologias.