Curta a página do Projeto

Tratamento Restaurador Atraumático. Como o próprio nome diz: SEM TRAUMA. Nem odontológico nem psicológico!

Novo artigo para Download

Confira o Artigo de revisão sistemática o selante ART com o diamino fluoreto de prata...

CIORJ 2013

Resumo da aula ministrada pelo Professor Antonio Monnerat no CIORJ 2013...

Restauração: Inserção e Acabamento

Vídeo demonstrando o TRA em manequim...

Remoção Seletiva de Cárie

Vídeo sobre Remoção Seletiva de Cárie, aproveite e deixe seu comentário...

Conquistas


O projeto atuou em 6 ambientes diferentes ao longo de 2009, uma creche, uma comunidade de assentados rurais, uma maternidade, um centro comunitário espírita, uma escola de alunos especiais e uma clínica odontológica para os casos mais complexos.

• Foram atendidos 1422 pacientes em 5 ambientes distintos;

• Curso de agente de saúde bucal. Organizado e ministrado para 10 alunos (2 pessoas de cada local onde atuamos), ensinando técnicas de escovação e noções de saúde bucal, o que permite perpetuação e aprofundamento da ação educacional para saúde implementada pelo projeto.

• Pré-Natal Odontológico. O projeto, a partir de setembro de 2009, passou a fazer parte de uma equipe para atendimento de gestantes na Maternidade APMIR, que inclui médicos enfermeiros, nutricionistas e fisioterapêutas. O atendimento odontológico ocorre quando a gestante comparece para o pré-natal.

• 2 Cursos de Extensão para alunos da Graduação da FO-UERJ: os cursos ocorreram em julho e agosto de 2009 e em julho de 2010, com a presença total de 60 alunos. O objetivo foi familiarizar o aluno da FO-UERJ com o conceito de que a odontologia pode ser praticada baseada em educação para saúde e mesmo em condições de total ausência de equipamentos ou tecnologia.